Pequenas Empresas & Grandes Negócios da Rede Globo fez uma matéria em Janeiro de 2020 explicando o serviço da Clique Retire.
Para quem tem dificuldade em receber as encomendas no endereço de residência, a solução é o “Endereço Fora de Casa” da Clique Retire.
Um empresário lançou um serviço no Rio de Janeiro, que atende quem não consegue receber em casa produtos comprados pela internet, por morar em áreas muito violentas, por exemplo. Eles sofrem da “restrição de entrega”. A solução são armários instalados nas estações de metrô da cidade, que funcionam como uma caixa postal moderna: o cliente paga e retira suas encomendas.
Confira no vídeo abaixo:
Em qualquer estação de metrô carioca basta um celular em mãos e um QR Code para abrir o armário na estação combinada e retirar uma encomenda. Emilson Júnior mora perto da Pavuna, uma área considerada de risco, e virou cliente do serviço. “Saio do trabalho e como é caminho pra mim, aproveito e passo aqui na estação pra nos armários buscar o meu produto”, conta.
Cerca de dois milhões de pessoas vivem em comunidades na cidade do Rio de Janeiro. Grande parte dessa população e também a de bairros próximos são impactadas pela violência na hora de receber encomendas compradas pela internet. Agora, eles têm a alternativa para o problema.
A ideia foi do empresário Márcio Artiaga. Ele conta como funciona: “O cliente se cadastra no nosso site e aí a gente dá o endereço pra ele. Ele pode comprar em qualquer site do planeta e essas encomendas chegam em um depósito. A partir daí, a gente direciona pro armário que ele escolheu, mais perto da casa dele”.
Este tipo de serviço vai fazer diferença para pequenos comércios virtuais de todo o país, como o do Cesar Tagashira, dono de um e-commerce no interior de São Paulo, focado em fotografia. Dezoito por cento das vendas da empresa são para o Rio de Janeiro e a questão da entrega é o grande desafio do negócio. “Dos que a gente envia para o Rio de Janeiro, nessas áreas de risco, 8% não chegam, 8% é reimpressão na certa. E um percentual grande é devolução mesmo”, explica.
Agora, com a entrega direcionada para os armários inteligentes, nas estações do metrô, Cesar quer zerar os problemas com os clientes do Rio: “A gente espera que aumente a conversão no Rio de Janeiro. Mais gente comprando, ou pessoas que desistiram e voltem a comprar com a gente novamente”.
Atualmente, a dona dos armários fatura com a cobrança de uma taxa dos e-commerces que utilizam o serviço. E vai criar um cartão pré-pago para os usuários finais do sistema.
Em dois meses de funcionamento, a empresa já fez mais de 13 mil entregas. Agora, os armários já começaram a ser colocados em postos de gasolina. Até o fim do ano serão 400 pontos no Rio de Janeiro e o serviço já chegou a São Paulo.
“A gente busca fazer logística mais eficiente, incluir o cidadão digitalmente e levar o preço bom da internet para quem antes não tinha acesso”, afirma o idealizador da empresa.
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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Globo
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