Publicado 13/07/2021
Click & Collect ou Clique Retire, saiba como esta nova modalidade de frete ajuda a logística last mile.
Novas modalidades de frete têm ganhado bastante destaque no varejo brasileiro, sempre com o objetivo de atender as necessidades do consumidor e ultrapassar os obstáculos da logística nacional, que tem na última milha seu principal desafio. “Ship from store“, “Click & Collect” e “Retire em loja” são todas respostas dos varejistas brasileiros para aumentar a comodidade e o nível de serviço para seus clientes cujas compras pela internet crescem dia a dia.
Dentre as modernas alternativas de frete, a mais promissora tem se revelado o “Click & Collect” (Clique e Retire, em uma tradução literal), consolidada nos Estados Unidos, na Alemanha, no Reino Unido e Japão. No Brasil, virou tendência pela necessidade de o varejo lidar com o abandono de carrinho das transações on-line, geralmente em razão dos altos custos de frete – motivo de desistência da compra para 81% dos consumidores, segundo o estudo “Click-and-collect: a visão dos varejistas e do shopper sobre a tendência do clique e retire”, elaborado pela MindMiners, em parceria com a Shopper Vista, e conduzida ainda em 2018 com mil entrevistados em todo o Brasil.
Através do Click & Collect, o consumidor que opta por comprar virtualmente escolhe receber seu produto em um endereço alternativo e que lhe seja mais conveniente. Há opções de PUDOs (pick-up drop-off), como nas lojas que recebem o pacote em nome do consumidor ou em e-Boxes (armários inteligentes), onde o próprio consumidor retira seu produto através de um terminal de autoatendimento.
No cenário internacional, o relatório Click and Collect, do Global Data, no Reino Unido, mostrou que a modalidade é responsável por 59,9% do mercado. A expectativa é que esse total chegue a mais de 62% até 2023. O mesmo estudo mostrou que 39,2% dos dez mil clientes pesquisados acabaram comprando pelo menos mais um item após retirarem seu pedido, o que aumenta ainda mais o tráfego para as lojas.
Ficou no passado pagar caro e contar dezenas de dias úteis para receber uma encomenda e as tecnologias têm colaborado para que a distância entre os mundos físico e virtual fique cada vez menor e é a integração desses dois mundos que tem feito o clique e retire se tornar uma realidade.
A opção de utilizar os armários inteligentes no Click & Collect dá aos consumidores a vantagem de não depender do treinamento humano, ao automatizar o processo de entrega das mercadorias: é o cliente que desbloqueia os armários a partir de um QR Code, com leitura realizada por meio do smartphone e após receber um aviso sobre essa liberação. Também são disponibilizados horários estendidos, libertando-o do infame “horário comercial” e permitindo operação 24/7.
O consumidor que faz essa experiência do e-Box tem entrega rápida, segura e conveniente e isso se traduz diretamente na valorização da marca do varejista, que se associa a um serviço moderno e inovador. Impacta também na performance do negócio, ao aumentar a sua taxa de recorrência e fidelizar o cliente.
Escolher um parceiro que ofereça uma solução logística one-stop-shop, lidando com todo o fluxo logístico, desde a retirada da mercadoria até a entrega ao consumidor final, significa economia de custos e simplificação de processos. O e-Commerce fica então liberado para colocar em prática o que faz de melhor e pode trabalhar estrategicamente para aumentar suas vendas.
Os e-Boxes estão localizados em lojas, estações de metrô, postos de gasolina, shoppings e têm o objetivo de oferecer conveniência ao consumidor, pois, neste desenvolvimento de mercado, quem ganha é o consumidor final. Ele fica passível de escolher como deseja comprar, se pelo site ou pelo aplicativo, se quer retirá-lo na loja ou em outro endereço e em qual horário.
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais 🙂
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]