Publicado 10/08/2021
Varejistas de shoppings aderiram aos e-Boxes (smart lockers) Clique Retire como solução para entrega de compras.
Março de 2020, a pandemia provocada pelo Coronavírus mudou a rotina das pessoas, atingindo fortemente o comércio que precisou fechar suas portas. Os shoppings, maiores centros de varejistas e lojistas, foram duramente afetados pelas novas regras definidas pelos governos e órgãos de saúde.
Sem a circulação dos consumidores, milhares de empresas ficaram à deriva. No meio da turbulência e sem saber o prazo em que as medidas ficariam em vigor, a grande maioria dos empresários e gestores do setor percebeu que estava totalmente despreparada para viabilizar o único meio possível de continuar a vender: o comércio eletrônico.
Com um cenário anterior “confortável” – onde apenas entre 5% e 10% do varejo total no Brasil acontecia nas vendas pela internet – as ações para modernizar e digitalizar as operações estavam na estratégia de longo prazo. O tempo foi passando e as normas para manter a população em casa permaneceram, afastando qualquer possibilidade de volta à normalidade.
Diante do grave cenário, os shoppings começaram a criar alternativas para tentar manter as vendas: ligar, enviar mensagens por WhatsApp, publicações nas redes sociais, criação do Drive Thru – locais específicos dentro das áreas de estacionamentos, onde as pessoas poderiam encontrar os vendedores, pagar e receber as suas encomendas. Nesse meio tempo de ações paliativas e de baixo resultado, as empresas com forte presença no digital passaram a ser a grande alternativa para os consumidores. Explodem as vendas nos marketplaces e lojas online, chegando a incríveis números de crescimento acima de dois dígitos.
O hábito e a cultura das compras online
Com o controle maior da circulação das pessoas e consequente a redução de casos de contaminação, as autoridades passaram a estabelecer horários reduzidos e regras duras de prevenção para reabertura dos shoppings. A esperança na retomada da normalidade é renovada. Mas algo mudou: as pessoas passaram a criar o hábito e cultura das compras online. Passaram a ter menos receio e perceberam os benefícios e facilidades desse meio de consumo.
Mesmo com centenas de shoppings abertos e adotando medidas de prevenção, a volta do público não ocorreu na proporção esperada.
Diante de todo esse cenário não resta dúvidas: os shoppings precisam entender que houve uma mudança de comportamento e que agora precisam se adaptar ao “novo normal” e ao “novo consumidor digital”.
Marketplace dos shoppings: prazo recorde, retirada com baixo custo e sem contato
Especialistas em todo o mundo já afirmaram: quando tudo isso passar, os shoppings serão locais mais para lazer, alimentação e facilidades do que para se fazer compras. Isso não quer dizer que as pessoas deixarão de frequentar lojas, mas ficarão menos tempo nelas, aproveitando o conforto de comprar online e retirar seu produto, por exemplo, em e-Boxes (smart lockers) dispostos nos shoppings, sem enfrentar filas para pagar e sem contato físico. Você vai pensar: “mas isso vai tirar clientes dos corredores, não é interessante”.
É aí que está o pulo do gato. As grandes incorporadoras de centros comerciais que resolveram questionar um mindset ultrapassado já começam a sentir o jogo virar, mesmo em plena segunda onda. Com uma gestão de estoque bem feita e assídua, varejistas de shoppings têm aderido aos smart lockers ou e-Boxes, onde “embarcam” suas mercadorias no mesmo dia do pedido do cliente, e sem os valores de frete dos negócios exclusivamente digitais, que alcançaram a estratosfera durante a pandemia.
Comprar da sua loja favorita do shopping no momento em que está navegando, no conforto de sua casa ou em intervalos no trabalho; retirar com rapidez em e-Boxes (smart lockers) e com custo baixo; não precisar combinar hora nem local para buscar a mercadoria. Este é só um exemplo de facilidade que o consumidor quer na pandemia e continuará demandando depois. Quem está antenado vai evitar que seu shopping se transforme num grande elefante branco.
Ficou interessado? Conheça nossa solução para Shoppings.
Clique aqui e confira em nosso mapa virtual os shoppings que já possuem um e-Box.
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais 🙂
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]