Com o rápido crescimento do comércio eletrônico, as transportadoras têm sido cada vez mais desafiadas a equilibrar a prestação de um bom serviço porta-a-porta, reduzindo simultaneamente os custos operacionais e mantendo a capacidade. Entregas e devoluções gratuitas ou de baixo custo são ótimas para os consumidores, mas criam desafios de custos significativos para as transportadoras. Embora a transferência dos custos para os consumidores através de sobretaxas possa funcionar a curto prazo, esta não é uma solução sustentável. Além disso, no espaço de re-comércio cada vez mais importante, esta simplesmente não é uma opção devido ao baixo valor dos próprios artigos.
“É insustentável a longo prazo que a entrega porta-a-porta continue como está. As transportadoras com quem falamos estão todas a reavaliar as suas estratégias para entregas OOH (fora de casa) – como podem manter a experiência e conveniência do cliente, mas também reduzir a utilização de veículos de entrega”, afirma Gary Winter, vice-presidente de iniciativas estratégicas da Quadient.
As coisas são ainda mais complicadas pelo fato de muitos países estarem a considerar regulamentações “verdes de última milha” para reforçar as iniciativas climáticas. Isto significa que as transportadoras têm uma necessidade urgente de repensar as suas estratégias de primeira e última milha. Quaisquer desenvolvimentos devem também ter em conta a pressão dos consumidores que pretendem entregas ou devoluções rápidas e convenientes, e também reduzir o seu impacto ambiental, se possível. Na verdade, um estudo recente com consumidores revelou que isto afecta um número significativo de pessoas, conforme demonstrado no gráfico abaixo:
O que foi dito acima parece confirmar que a entrega a porta-porta já não é um método de entrega sustentável e que as transportadoras devem aproveitar as opções fora de casa (OOH) para abordar estrategicamente os custos operacionais, o aumento dos volumes de entrega e devolução e o impacto ambiental.
No mercado do Reino Unido, Royal Mail, DHL, UPS, FedEx, Amazon, Yodel, DPD e Evri são os principais intervenientes que movimentam o maior volume de entregas e, portanto, têm o maior peso nas inovações de entrega de primeira e última milha. Suas demandas (e as dos clientes que atendem) preparam o cenário para o setor de logística como um todo.
O desafio, hoje, é que existem poucas redes abertas, como a InPost e a Amazon operando o que é efetivamente uma rede fechada. Collect+ e, recentemente, The Post Office oferecem uma rede PUDO aberta, mas não conseguem oferecer armários de encomendas muito procurados pelo cliente final. Parte da razão para isto é que o D+2 tem funcionado bem, com a opção “deixar com o vizinho” tendo uma aceitação incomparável neste mercado. Infelizmente, embora ofereça taxas de entrega muito boas na primeira entrega, o serviço ainda não consegue garantir múltiplas entregas por parada, nem coleta ou entrega padronizada e facilmente acessível para os entregadores.
O estudo Quadient também revelou que 72% dos consumidores estão abertos à utilização de Armários Inteligentes (Smart Lockers) de encomendas que são seguros como alternativa às entregas ao domicílio – estes números traduzem-se rapidamente em grandes benefícios.
Na verdade, o inquérito mostrou que, se pudessem escolher, os consumidores substituiriam 47 entregas ao domicílio por ano por recolhas “a caminho” (encadeamento de viagens) ou à “distância do chinelo” a partir de um ponto OOH (fora de casa) adequado; isso equivale a incríveis 1,4 bilhão de milhas por ano percorridas apenas por transportadoras em todo o Reino Unido.
As redes abertas de Armários Inteligentes, são uma solução emergente para entregas e devoluções convenientes e seguras – para transportadoras, empresas e consumidores. A Parcel Pending by Quadient, por exemplo, procurou satisfazer a procura – a empresa está em processo de implementação de uma rede agnóstica de 5.000 localizações no Reino Unido para complementar os seus quase 7.000 Lockers no Japão e mais de 1.000 na França. Outras redes abertas incluem a maior rede de Armários Inteligentes do mundo, Hivebox na China, MyFlexBox na Áustria, Smartmile na Finlândia e Pick em Singapura.
Redes OOH eficientes oferecem benefícios de redução na emissão de CO2 e economia de custos devido à melhor eficiência dos operadores logísticos. Por exemplo, o transportador InPost em Varsóvia, na Polónia, é capaz de entregar até 1.300 encomendas num dia, seis vezes mais que uma transportadora D+2 eficiente.
Ao aproveitar uma abordagem baseada em rede OOH aberta voltada para o futuro para entrega na primeira e na última milha, as transportadoras podem obter benefícios operacionais e ambientais significativos e os consumidores também podem colher vantagens significativas, incluindo a capacidade de coletar e enviar encomendas com segurança enquanto estão fora de casa, de preferência em locais que estejam “a uma distância de chinelo” de suas casas ou “a caminho” de algum lugar.
Não faz muito tempo, disseram-me que “o Reino Unido é um mercado de entrega em domicílio” no qual o serviço fora de casa tem poucas chances de sucesso. Parece que isso está prestes a mudar… e rápido.