Drive-thru e Smart lockers surgem como uma alternativa para o e-commerce e seguem como tendência para a pós-pandemia.
Com contato pessoal zero na retirada de produtos, sem necessidade de expor funcionários e clientes, terminais inteligentes de autoatendimento – os e-Box, ou smart lockers – conquistam lojistas e clientes de shoppings brasileiros.
No início de maio, quando a estimativa da Confederação Nacional do Comércio era de uma queda de 60% nas vendas para o Dia das Mães – segunda data mais importante do calendário varejista brasileiro -, shopping centers já estavam se movimentando para mitigar as perdas gigantescas ocasionadas pela pandemia. Muitos encontraram no esquema de drive-thru uma alternativa, porém os mais inovadores aderiram aos e-Box (smart lockers), modalidade popular fora do Brasil pela segurança e conveniência para o cliente.
Os equipamentos, que ficam localizados em locais estratégicos e de fácil acesso nos shoppings, são operados pela empresa de tecnologia Clique Retire, que desenvolveu planos especiais durante a pandemia para estimular a utilização pelos lojistas e auxiliá-los na retomada das vendas.
Os shoppings que já aderiram e estão em processo de implantação são: Norte Shopping, no Rio; Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo; Shopping Tamboré, em Barueri (SP) – todos da rede BR Malls; Shopping Metropolitano Barra, no Rio, da CCP Cyrela; Ilha Plaza, Uptown, Casa & Gourmet e Espaço Itanhangá, na capital fluminense; Plaza Macaé, na Região dos Lagos do Rio; Londrina Norte Shopping, no Paraná; e o Shopping Contagem, em Minas – todos da rede Soul Malls. O Teresópolis Shopping, na Região Serrana do Rio, também aderiu ao serviço.
“Quando um lojista do shopping quebra, muitas e muitas famílias quebram junto. Estamos aportando todos os nossos esforços para dar o suporte que os shoppings precisam. Ao mesmo tempo, mostrarmos a todas as pessoas como os e-Box, ou smart lockers, são funcionais e acessíveis”, destaca o Gerente de Expansão e Novos Negócios da Clique Retire, Ernesto Barbosa, que aposta em 200 a 300 retiradas por dia em cada shopping.
COMO FUNCIONA
- A compra é feita por telefone, WhatsApp ou redes sociais, e o cliente seleciona a opção Clique Retire para entrega do produto;
- O lojista recebe o pedido e abastece o e-Box com a mercadoria devidamente higienizada;
- O cliente é avisado automaticamente, e utiliza o QR code recebido para desbloquear a gaveta e retirar a mercadoria.
Assista ao passo a passo para retirada no e-Box Clique Retire em Shoppings.
Inteligência também gera mais segurança
A plataforma da Clique Retire será também utilizada para reforçar a segurança do drive-thru convencional, evitando fraudes no momento da entrega das mercadorias. Mesmo que não use o e-Box, o cliente receberá no ato da compra um código seguro a ser conferido pelo vendedor no momento da entrega do produto.
“Pessoas de má índole podem se passar por clientes. Com a segurança do código, o drive-thru convencional fica também muito mais seguro“, explica Barbosa.
A Clique Retire detém a mais moderna tecnologia de smart lockers no Brasil, produz, instala e opera seus equipamentos. Desde 2018 no país, a empresa está presente em estações de metrô, postos de combustíveis, prédios corporativos e, agora, shopping centers. Em abril, em plena pandemia, acelerou as operações para ampliar o serviço no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. O objetivo foi atender as pessoas que continuaram circulando, a trabalho, e precisam receber suas encomendas num período complicado de remessa pelos operadores logísticos.
Fonte: Inteligemcia
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